Responsabilidade
Enfim, o dia 23 está chegando.
Nessa data, definiremos o destino do comércio de armas e munições no Brasil. Não tem como não postar nada aqui sobre isso, é o assunto em voga. E, como tudo em voga, deve ser pautado, paulatinamente ou não.
Independentemente da sua posição, gostaria de refletir sobre as campanhas que estão sendo exibidas na tevê e executadas no rádio.
Há todo um apelo de cunho pessoal em ambas as campanhas. Parece que as linhas querem nos pegar pelo emocional, não pelo racional. O discurso feito pelo sim e pelo não estão se mostrando bem fracos em contraponto à gravidade do assunto. É visível que as duas frentes estão desarticuladas, e a mídia, altamente tendenciosa.
Em vez de abrir um diálogo aberto numa tentativa de tentar "clarear" as idéias da população, o que se faz é um autoritarismo ideológico. Pode ser que esse termo, autoritarismo, seja meio forte para o que quero dizer. Pode ser para você. A mídia impõe sua opinião ao invés de dialogar com as partes. Segundo Marcelo Beraba, o ombudsman da FSP, "A primeira coisa a se pensar é que a mídia em geral vem fazendo a campanha pelo sim há muito tempo. A campanha para desarmar a população está ligada hoje à questão do plebiscito, do referendo, então não é uma campanha que tenha começado agora."
Em contraponto, lá vem a veja querendo ser o do contra. Mas parece que é essa sua linha editorial. Não vou discutir isso aqui. Quero apenas discutir sobre quão irresponável a imprensa tem sido, quão manipuladora, e não informadora, quão insensata em psicologicamente adotar uma posição, e fazer com que os outros a considerem correta.
Realmente, a responsabilidade é enorme, mas seja ético. Como diria o Bruno Pettersen, faça com que sua atitude seja tal que todas possam repeti-la (é mais ou menos isso). Seja pelo sim, seja pelo não, não se deixe levar por influência midiática. Deixe-se levar pela sua ética.
Seja responsável; dia 23 é o próximo domingo.
1 Comments:
deixar-se levar pela própria ética é duas vezes, paradoxo...
ética envolve raciocínio, reflexão, trabalho mental, o que leva os outros a andar, e não se deixar levar.
e a própria ética só existiria numa sociedade de clones (e olha lé...)... ética é um conceito social, ninguém tem ética sozinho.
Postar um comentário
<< Home